Homofobia se aprende, sexualidade não!

Meu nome é Jeferson, sou evangélico e homossexual.



Meu objetivo hoje não é expor meu testemunho de vida como homossexual e evangélico, e sim colocar em pauta uma discussão sobre a Homofobia.

Nos dias 24 e 25 deste mês participei do evento “Vozes da Cidade”, promovido pelo Centro Universitário Hermínio Ometto (Araras-SP) do qual sou discente, que teve como objetivo abrir uma visão sobre a luta contra a homofobia.
Nós homossexuais, sabemos muito bem como é difícil sermos quem somos pela não aceitação da sociedade.
Muitas vezes sofremos agressões vexatórias, humilhantes e em alguns casos somos classificados como pessoas sem virtudes e anormais, somente pelo fato de não possuirmos a orientação sexual que a maioridade acredita como sendo a “natural”.
Essas práticas contra os indivíduos que possuem orientação sexual diferente da heterossexualidade são tituladas como Homofobia.
Toda pessoa tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal, neste artigo da DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS, notamos que todos temos direitos de viver com liberdade, incluindo assim os homossexuais.

No Brasil está para ser votada na Comissão de Direitos Humanos a lei PL122/2006 que estabelece a homofobia como crime. A principal resistência contra essa lei é a bancada religiosa do congresso nacional, que não entende ainda que os homossexuais são criados por Deus e para Deus.

Ressalto que vivemos em um país oficialmente laico. A Laicidade garante a todo o indivíduo o direito de adoptar uma convicção, de mudar de convicção, e de não adoptar nenhuma. Em um país laico o Estado nao exerce qualquer poder religioso e, portanto as igrejas nao exercem também qualquer poder político. (Deixo claro que a laicidade não é anti-religiosa).

Muitos homossexuais são brutalmente assassinados por homofóbicos. Outra parte consideravel dos gays se suicidam pela nao aceitação de suas familias e sociedade. Homofobia é desumano!

Nenhuma vitória é conquistada sem lutas. A luta contra a homofobia deve estar no coração de todos.

Deixo aqui um trecho do poema  que me chamou muito a atenção no evento “Vozes da Cidade”- No caminho, com Maiakóvski de Eduardo Alves Costa:

Tu sabes,
conheces melhor do que eu
a velha história.
Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem:
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada.

Nessa luta devemos usar nossa arma mais forte, NOSSA VOZ!. Por favor, amigos leitores não se calem. Não deixem que roubem suas vozes.

- Homofobia se aprende, sexualidade não!

Que Deus os abençoe.

Jeferson Novaes

Share on Google Plus

About .Wesley Cavalcante Silva

4 comentários :

  1. Olá meu nome é Katy sou heterosexual e quero dizer jeferson que está corretíssimo não podemos calar nossa voz...
    " Entre as grandes coisas que não podemos fazer, e as pequenas que não fazemos, está o perigo de não fazermos nenhuma".

    Estamos condenados a ser livres "Jean Paul Sartre"

    ResponderExcluir
  2. Olá Jeferson, primeiramente gostaria de parabenizar pela sua coragem, você é guerreiro, aliás todos os gays que se assumem são guerreiros, são mais homens do que qualquer outro, homem que por exemplo não sou, tenho 23 anos. sofro muito, mas muito mesmo, pelo fato de ser gay, sofro pelo fato de ser uma pessoa que não sou, por fingir algo que não sou. Nunca me passou pela Kbça me assumir como gay, aliás nunca transei na vida, isso pelo medo; se me perguntar se já beijei alguma vez, respondo que não! Aliás já beijei mulheres, mas sempre procurei tentar parecer tão natural com as mulheres, que nem sei qual o real prazer de um beijo. Sou estudante de jornalismo, quero trabalhar com jornalismo esportivo, o que já elimina qualquer possibilidade de me assumir como gay. Mas o meu sofrimento maior, não é por mim, e sim por todos os gays que passam pela mesma situação que a minha e não tem força para continuar vivendo. Todos deveriam assistir ao filme "prayers for bobby", filme que com certeza somente os gays conhecem, assim como barraram o Kit gay, é claro que o governo não iria fazer nenhuma questão que esse filme fosse divulgado no país. Só queria se feliz, e saber que os outros não fingissem estar feliz por mim. Que o mundo aprenda "Que amar não é pecado" e que DEUS JAMAIS CONDENARIA ALGUÉM SIMPLESMENTE PELO FATO DE AMAR ALGUÉM DO MESMO SEXO! PORQUE DEUS É ACIMA DE QUALQUER COISA AMOR!

    ASS: DIEGO SANTOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem toda razão,fui casado durante 15 anos e so agora contei tudo pra minha mulher.So nos sabemos o quanto é difícil.Minha família e a dela sabem, mais ninguém.Eu não consigo falar pras pessoas.Talvez um dia tenha coragem mas sofro muito com tudo isso, ja pensei até em suisidio.

      ASS: GSG

      Excluir
    2. Diego,é isso aí,explicou tudo e finalizou melhor ainda!Precisamos lutar pelos nossos direitos já!!!

      Excluir