Romanos 1. 26 e 27: Idolatria e Ritos Orgíacos


Para uma análise e uma interpretação coerentes deste texto bíblico, precisamos lançar mão de dois dos principais princípios da hermenêutica e da exegese: o contexto textual e sociocultural.

Quando analisamos o contexto textual, percebemos que os versículos 26 e 27 de Romanos 1 têm o seu conteúdo específico iniciado a partir do versículo 18: a impiedade dos homens e a supremacia de Deus em relação à Criação. A idolatria é um dos temas centrais, o que fica evidente pelos versículos 23 a 25. O Versículo 26 inicia-se com a expressão “por isso”, ou seja, o que está explícito a partir desse ponto é o resultado das ações humanas descritas nos versos anteriores.

A sociedade romana se destacava pelo seu grande panteão, o que a colocava como um dos povos mais idólatras da época. Paulo, no texto em questão, faz uma análise das conseqüências negativas resultantes dessa prática tão abominável diante de Deus. Uma das práticas relacionadas aos cultos idolátricos era a prostituição cultual. Ali, homens heterossexuais se envolviam em rituais homossexuais, o que justifica a expressão: “deixaram a relação natural com a mulher”. Ou seja, homens heterossexuais, trocaram uma conduta sexual que lhes era natural por uma conduta contrária à sua natureza, ou seja, uma prática homossexual.

Quanto à homossexualidade feminina, o texto de Paulo não é definitivo em afirmá-la, havendo, inclusive, quem acredite que Paulo mencionava o sexo anal. Essa interpretação perdurou durante toda a idade média. Tudo indica, porém, que Paulo esteja fazendo uma alusão a duas cerimônias: a de Dona Dea, a boa deusa e às bacanais: Nas cerimônias da boa deusa, restritas às mulheres, era comum a prática de cópula com animais. Nas bacanais, o incesto era parte dos ritos de iniciação.

O texto faz menção a relações contrárias à natureza praticadas em um contexto bastante específico: a adoração de ídolos. Nenhuma menção há sobre as relações homoafetivas e monogâmicas da sociedade atual.

O texto fala de homens e mulheres que praticaram perversões sexuais específicas, algo explicitamente contrário a sua natureza, ou seja, mulheres praticando sexo com animais ou com pessoas da mesma família bem como homens heterossexuais praticando atos homogenitais entre si . Os homossexuais masculinos nunca “deixaram a relação natural com a mulher” (v.27), simplesmente porque isso nunca lhes foi natural, portanto, constitui erro utilizar Romanos 1. 26 e 27 para condenar os homossexuais, sejam homens ou mulheres.

Fique na paz

Abençoado semana

Wesley Cavalcante Silva



Fonte: Comunidade Athos

Share on Google Plus

About .Wesley Cavalcante Silva

0 comentários :

Postar um comentário