Há muitos séculos se tem atribuído a destruição de Sodoma e Gomorra à homossexualidade. Porém, um estudo atento do texto bíblico tem muito a nos revelar sobre as reais transgressões dessas duas cidades antigas. Neste caso, a regra de ouro da hermenêutica (a Bíblia explica a própria Bíblia) será nossa principal ferramenta de análise e interpretação. O uso da palavra sodomia como referência a atos homogenitais data da Idade Média e foi um conceito cunhado pelo teólogo Tomás de Aquino.
Vejamos o que nos diz o mais conhecido e utilizado relato sobre Sodoma e Gomorra. As partes em negrito merecem destaque:
1) Ao anoitecer, vieram os dois anjos a Sodoma, a cuja entrada estava Ló assentado; este, quando os viu, levantou-se e, indo ao seu encontro, prostrou-se, rosto em terra. 20) E disse-lhes: Eis agora, meus senhores, vinde para a casa do vosso servo, pernoitai nela e lavai os pés; levantar-vos-eis de madrugada e seguireis o vosso caminho. Responderam eles: Não; passaremos a noite na praça. 3) Instou-lhes muito, e foram e entraram em casa dele; deu-lhes um banquete, fez assar uns pães asmos, e eles comeram. 4) Mas, antes que se deitassem, os homens daquela cidade cercaram a casa, os homens de Sodoma, tanto os moços como os velhos, sim, todo o povo de todos os lados; 5) e chamaram por Ló e lhe disseram: Onde estão os homens que, à noitinha, entraram em tua casa? Traze-os fora a nós para que abusemos deles. 6). Saiu-lhes, então, Ló à porta, fechou-a após si 7. e lhes disse: Rogo-vos, meus irmãos, que não façais mal; 8- tenho duas filhas, virgens, eu vo-las trarei; tratai-as como vos parecer, porém nada façais a estes homens, porquanto se acham sob a proteção de meu teto. 9) Eles, porém, disseram: Retira-te daí. E acrescentaram: Só ele é estrangeiro, veio morar entre nós e pretende ser juiz em tudo? A ti, pois, faremos pior do que a eles. E arremessaram-se contra o homem, contra Ló, e se chegaram para arrombar a porta. (ARA)
Alguns pontos sobre esse texto devem ser considerados: 1)Todos os homens daquela cidade cercaram a casa de Ló (4); 2) Eles exigiam que os estrangeiros (anjos) que ali estavam fossem postos para fora a fim de que fossem abusados(5); 3)Os sodomitas nutriam sentimento de xenofobia (9).
O texto revela claramente uma tentativa de violência sexual coletiva aos visitantes de Ló motivada pela xenofobia. Os habitantes de Sodoma transgrediram violentamente a lei da hospitalidade, sagrada para os povos semíticos (Êxodo 22.21). Na tentativa de humilhar os visitantes, mostraram-se maus, arrogantes e soberbos. Enxergar homoafetividade em tal gesto de violência demonstra uma completa ignorância ao que de fato a Bíblia diz. Se uma leitura atenta desse relato não bastar para se compreender o real pecado dessas cidades, examinemos outros textos bíblicos:
Ezequiel 16.49 e 50:
49)Eis que esta foi a iniqüidade de Sodoma, tua irmã: soberba, fartura de pão e próspera tranqüilidade teve ela e suas filhas; mas nunca amparou o pobre e o necessitado. 50) Foram arrogantes e fizeram abominações diante de mim; pelo que, em vendo isto, as removi dali.
Lucas 10. 10-12:
10) Quando, porém, entrardes numa cidade e não vos receberem, saí pelas ruas e clamai: 11) Até o pó da vossa cidade, que se nos pegou aos pés, sacudimos contra vós outros. Não obstante, sabei que está próximo o reino de Deus. 12) Digo-vos que, naquele dia, haverá menos rigor para Sodoma do que para aquela cidade.
O profeta Ezequiel, em harmonia com o relato de Gênesis, aponta o orgulho e o egoísmo como pecados de Sodoma. Jesus, no texto acima, aponta a falta de hospitalidade como a transgressão de Sodoma. Nenhuma palavra sobre homoafetitivade consta em tais textos.
Até mesmo os livros deuterocanônicos* (das edições católicas) expressam a mesma idéia sobre Sodoma e Gomorra:
Eclesiástico 16.8
“Não poupou os concidadãos de Ló, aos quais detestou por seu orgulho.”
Sabedoria 19.13-17
“13) Sobre os pecadores, porém, caíram os castigos de raios violentos, não sem as advertências que antes lhes tinham sido feitas; mas sofriam justamente por causa de suas próprias maldades, por terem praticado a mais detestável falta de hospitalidade. 14) Houve quem não acolhesse visitantes desconhecidos; outros reduziram à escravidão esses hóspedes que lhes faziam bem. 15) E não só isto: se ainda se aguarda julgamento contra aqueles que receberam com hostilidade a estrangeiros, 16) quanto mais contra os que atormentaram com cruéis sofrimentos aqueles a quem tinham recebido com alegria e que haviam participado dos mesmos direitos! 17) Por isso, foram feridos de cegueira como aqueles, à porta do justo, quando, envolvidos em densas trevas, cada qual procurava a direção da sua casa”. (CNBB)
Há outros textos bíblicos que confirmam que os pecados de Sodoma e Gomorra nada tinham a ver com a homossexualidade.
*Tais livros não constam da Bíblia protestante pois não se reconhece neles a inspiração divina, porém, constituem documentos valiosos no que diz respeito a fatos históricos.
Qualquer Duvida encaminhe um e-mail para wesley_cavalcante@hotmail.com ou jovensgayscristaos@hotmail.com
Que você possa viver dias de muita alegria,
Fique na paz
Muito legal esse post!
ResponderExcluirNa igreja, estamos acostumados a ouvir sobre Sodoma e Gomorra, e todos dão como fato que essas cidades eram condenadas por atos homossexuais!
É legal ver que as referências sobre a falta de hospitalidade e orgulho se confirmam no Velho e no Novo Testatamento.
Concordo plenamente. Acho que se a cidade tivesse sido condenada realmente por atos homossexuais a história não faria sentido já que, com tantos homens na cidade por que TODOS os homens escolheram justamente os dois estrangeiros para abusar sexualmente? A falta de hospitalidade e a xenofobia explicam muito melhor esta situação.
ResponderExcluirMinha mãe por exemplo sempre usa essa passagem bíblica contra mim; Dizendo que a causa da destruição de Só doma e Gomorra foi por causa dos homossexuais. Daí ela me perguntou qual era o pecado eu disse que era a falta de hospitalidade, ela ignorou. Quando ela tocar neste assunto vou citar este versículo de Ezequiel para ela.
ResponderExcluir