A orientação sexual guiada pela afetividade


Para a maioria das pessoas, a sexualidade é um assunto que gera curiosidade e ainda é tabu. Muito se fala sobre o assunto em rodas de amigos, na televisão, na imprensa e muitos livros são publicados a cerca do assunto. O tema é controverso e causa grande interesse. Por que será?

Exatamente por isso, a sexualidade humana é extremamente diversa e cercada de preconceitos. Não se trata apenas do ato sexual, mas de diversas características que definem cada ser humano. Acompanhe no quadro a seguir:

BIOLÓGICO
IDENTIDADE GENERO
ORIENTACAO DE DESEJO
PAPEL SOCIAL ou COMPORTAMENTAL
Masculino
Homem
Heterossexual
Machao
Feminino
Mulher
Homossexual
Perua
Hermafrodita
Travesti
Bissexual
Drag Queen


O que causa enorme sofrimento para aqueles que não apresentam as características sexuais que a sociedade esperava deles é o peso do preconceito.

Estabelece-se um conflito entre o que o individuo sente como expressão genuína da sua sexualidade e a pressão proveniente principalmente da família de que assuma comportamentos pré-determinados.

A expressão genuína da sexualidade é apoiada pelo avanço da Ciência, que através de pesquisas e conhecimento acumulado afirma que o ser humano só consegue ser feliz e saudável vivendo a concretização da sua orientação de desejo.

A pressão da família, e por extensão, da sociedade busca respaldo na tradição e na Religião, que por sua vez influencia a própria tradição, que no caso do Brasil se apóia num histórico cristão. Usa-se a Bíblia para carregar de culpa tudo que envolve o sexo não destinado a procriação .

Para muitos é difícil harmonizar esse conflito, principalmente porque ele acontece muito cedo na vida de cada um. A sexualidade aflora em idades cada vez mais precoces nos dias de hoje e o adolescente com desejos discordantes do comum tem que lidar com o assunto sem ter informações mais detalhadas a respeito.

Mesmo com o passar dos anos, as atitudes tomadas anteriormente, podem ser fonte de conflitos internos, onde desejo e medo duelam, sempre no sentido de encontrar a melhor acomodação entre ambos para a felicidade do individuo.

É fácil para quem vive a realidade de ter a orientação sexual igual à maioria. Mas para quem o desejo é diferente, o conflito cresce quanto mais se distancia desta situação dita como ideal.

Acredito na diversidade sexual e entendo o fato como uma bênção de Deus. Afinal, todos somos criados por Ele, e quem apresenta orientação sexual diversa do comum base que isso é inato, ninguém procura ou opta em sentir algo, sente-se e pronto.

Buscando na Bíblia, encontramos passagens que muitos usam para condenar a orientação sexual divergente do comum e isso ocorre quando se lê a Bíblia de uma maneira fundamentalista e literal. É também a postura fundamentalista que causa tantas guerras, mortes e sofrimento ao redor do mundo.

Mas fazer uma leitura mais rica e abrangente, encarando o texto por uma perspectiva histórico-crítica, a forma de interpretação dos mais modernos centros de estudos teológicos no mundo, isso não acontece. Entram em jogo traduções do texto original, onde palavras que tinham significado diverso do atual tem importância fundamental. Tradições de comunidades antigas usadas nos diversos livros bíblicos que não encontram paralelo nos dias de hoje e aos olhos da atualidade levam a interpretações desfavoráveis para a pluralidade sexual.

Enfim, conhecimento que através de pesquisas e estudos de ciências como a arqueologia, a história, a lingüística enriquecem e esclarecem o contexto do texto, examinando as condições em que foram escritos sob inspiração de Deus, mas posteriormente traduzidos diversas vezes por homens que interpretavam os termos originais para outra língua, e assim sucessivamente até chegar à língua portuguesa.

Mas dentro do texto Bíblico, isso é apenas um detalhe do pensamento Cristão. A mensagem de Cristo é maior e, essa sim, imutável e inquestionável. O Salvador trouxe o valor do Amor para o mundo. O Amor ao Pai e ao próximo como bem maior. E isso conquistou os primeiros cristãos e posteriormente todo o ocidente. Toda a sociedade ocidental foi construída sobre os valores cristãos, tal a força da promessa de felicidade e salvação que a Sua mensagem trouxe.

O que não podemos esquecer ao viver nenhum aspecto de nossa vida, inclusive o aspecto sexual, é de buscar o Amor. E no caso da sexualidade refere-se também ao Amor sensual entre os parceiros. E esse Amor sensual cristão, tanto para heteros quanto para homossexual, implica em amizade, dignidade, respeito, fidelidade, lealdade e mansidão.

Não importa qual a sua orientação sexual, os valores cristãos são imutáveis. Nisso se baseia toda a mensagem de Cristo. E para sermos verdadeiramente cristãos e buscar agradar a Deus com o nosso viver, precisamos seguir seus preceitos no nosso dia a dia. Repreendendo o que claramente identificamos como tentações do mundo que não levam a Deus nem a felicidade e dar vazão ao trabalho diário de construir um Amor com alguém que complete nosso desejo, mas também a ânsia de sermos amados como somos.

O que acontece no âmbito sexual entre um casal que se ama, na busca de uma relação estável e saudável entre indivíduos maiores de idade, somente diz respeito a ambos.

Portanto, Deus esta de braços aberto para aqueles que buscam ser Filhos Dele e estão dispostos a procurar viver uma relação de amor, seja ela hetero ou homoafetiva, na busca da felicidade sob as bênçãos de Deus.

Fique na paz

Deus te abençoe

Wesley Cavalcante Silva




Adaptação do texto: A sexualidade Cristã: A orientação sexual guiada pela afetividade. www.igrejaparatodos.com.br
Share on Google Plus

About .Wesley Cavalcante Silva

0 comentários :

Postar um comentário