NOSSA OPINIÃO: A ‘militância gospel’ contra os homoafetivos






Olá pessoal, tudo bem?


Que a Graça e a Paz estejam com vocês.

Sou Bruno Albyran, colunista do Jovens Gays Cristãos (JGC).
Hoje inauguro o espaço “Nossa Opinião


O assunto que me chamou a atenção essa semana foi a tal da “marcha da família”, realizada em Brasília (DF), na última quarta-feira, 5 de junho. A tal da “marcha” foi ‘puxada’ por Silas Malafaia.

Até aí nada de mais...

Uma das coisas que me despertou a atenção no assunto, não foi a manifestação em si, mas a não repercussão na mídia nacional (confesso que não vi praticamente nada sobre esse fato) e a capacidade de ícones da música gospel (em sua maioria admirados por gays) irem até Brasília declarar que família de Deus é família tradicional (visão heteronormativa de homem e mulher).

Cada um tem o direito de expressar sua opinião, porém o que me pergunto é: ATÉ QUE PONTO PODEMOS EXPRESSÁ-LA?

Enquanto gay e, sobretudo, cristão, me senti decepcionado com a postura de muitos cantores que até então admirava (talvez, caro/a leitor/a, você não tenha se sentido assim), porém, eu procuro alinhar a minha crença aquilo que eu sou e também aquilo que ouço ou admiro. Por exemplo, como eu posso admirar, ouvir, comprar, divulgar ou até mesmo participar de eventos de uma pessoa ou grupo que, publicamente, milita contra um direito meu?
O que nós, homoafetivos, buscamos, não é destruir famílias, muito pelo contrário, queremos constituir a nossa família.

Família essa que, devido a nossa sexualidade, nos foi tirada e passamos a nos isolar, a nos esconder com medo de retaliações. Talvez a mídia não bola para o tal protesto, pelo simples fato de ‘cara’ que organizou está se utilizando disso para as próximas eleições...

No que diz respeito à ‘militar’ contra um direito nosso é que me deparei com um texto inteligentíssimo que li no Pava Blog, o texto de Hermes Fernandes, intitulado “Jesus e a marcha da família (ou seria da hipocrisia?)“.

O post narra um diálogo entre Jesus e os seus 12 como se eles fossem os mentores da mobilização que aconteceria em Brasília (Judéia), a ‘marcha pela família’:

Chegou, finalmente, o dia em que Jesus colocaria suas manguinhas de fora. Os discípulos já divulgaram por toda a Judeia que aquele dia seria um divisor de águas. O lugar marcado para o encontro seria em frente ao templo. De lá eles sairiam numa marcha pela família, pela liberdade expressão e pela vida até o pátio do palácio de Herodes. Placas foram confeccionadas com dizeres do tipo “Abaixo as prostitutas!”, “Eunucos vão torrar no mármore do inferno!”, “Publicanos são uns traidores!”, “Os bacanais romanos tem que acabar!”. E com essa contextualização do passado com o presente, o autor vai desenvolvendo todo o texto. Quem quiser ler a continuação, acesse http://www.pavablog.com/2013/06/05/jesus-e-a-marcha-da-familia-ou-seria-da-hipocrisia/.

De imediato foi acionado na minha cabeça a passagem que Jesus faz menção aos hipócritas de sua época. O texto está em Mateus 23. 13-15 e na Nova Versão Internacional (NVI) fala o seguinte:
"Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês fecham o Reino dos céus diante dos homens! Vocês mesmos não entram, nem deixam entrar aqueles que gostariam de fazê-lo. "Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês devoram as casas das viúvas e, para disfarçar, fazem longas orações. Por isso serão castigados mais severamente. "Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas, porque percorrem terra e mar para fazer um convertido e, quando conseguem, vocês o tornam duas vezes mais filho do inferno do que vocês.

Se vocês perceberem, Jesus foi claro na advertência aos HIPÓCRITAS de sua época. Ele alertou sobre o comportamento fingido diante dos homens. Será que essa passagem não se aplica aos nossos dias? Sabiamente o autor do texto postado no Pava Blog soube aplicar essa reflexão em sua estória.

Claro que Jesus JAMAIS seria conivente com esse tipo de comportamento hipócrita de em nossos dias. Por isso, que nós JOVENS GAYS CRISTÃOS somos a favor da FAMÍLIA HOMOAFETIVA. Defendemos o direito dos LGBTT. Acreditamos ser propósito de Deus que todo ser humano viva em família, seja ela homo ou hétero.

A questão inicial desse texto, a ‘marcha da família’, nos leva acreditar que muitos estão fazendo o que Cristo advertiu contra: “[...]hipócritas! Vocês fecham o Reino dos céus diante dos homens! Vocês mesmos não entram, nem deixam entrar aqueles que gostariam de fazê-lo”.

Será que precisamos de novos Luteros no século em que vivemos para repartir o Reino do Messias novamente e viver a ‘Reforma Inclusiva’ dentro da Protestante?

Façam suas considerações!


A Paz!

Bruno Albyran




Share on Google Plus

About DFDFD

2 comentários :

  1. Muito pertinente e apropriada a sua colocação Bruno. Também comungo deste mesmo pensamento. Ainda não consigo entender o porque desta ferrenha 'militância evangélica' contra os homossexuais, já nos impõem tantas amarguras, inclusive, a de não podermos viver a nossa própria essência livremente, não vejo como benéfica esse tipo de postura oriunda de preceitos bíblicos que só pregam um 'Deus carrasco', sobretudo porque a passagem de Cristo pela terra foi baseado no amor, mas, o que se observa são evangélicos, e em sua maioria fundamentalistas, que usam da Bíblia para o que lhes é conveniente. Que Deus nos abençoe e nos protege desse ódio. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém Halphe Andrade!
      Que Deus conserve esse pensamento em você.
      E que cada vez mais pessoas se levantem para proclamar as verdades do amor de Deus aos LGBT.

      Fique com a Paz de Cristo.

      Bruno Albyran

      Excluir