LITERATURA: "Lucy detesta cor-de-rosa", por Ana Luiza Cardoso.

Olá, amadxs do Senhor!
Tudo bem?

Estou atrasada um dia, eu sei, mas é claro que eu não ia abandonar vocês! Jamais!

Antes de mais nada, gostaria de agradecer a todos que me mandaram e-mail nessas duas semanas que se passaram. Muito obrigada mesmo! O retorno de vocês é muito importante para que eu possa melhorar, cada dia mais, essa coluna feita especialmente para vocês!

Opa! Você é novo por aqui e não entendeu nada desse papo de e-mail?
Oh... Me desculpe!
Peraí que eu vou te explicar: nós - sim! eu e você! - temos um e-mail no qual podemos conversar, trocar ideias, mandar dúvidas, críticas, sugestões de livros, desabafar... Um e-mail só nosso! 
Então, anota aí: literaturajgc@gmail.com. Vou estar esperando um e-mail seu, okay?

Vamos falar de livros?
Hoje é dia de literatura cristã!

Um dia desses, entrei numa feira gospel e fui em uma livraria. Confesso que foi a minha primeira vez.
Entrando lá, encontrei VÁRIOS livros legais e interessantes!
E, no meio deles, encontrei um que fez meus olhos brilharem e bateu uma vontade enorme em mim de levá-lo para casa.

E o livro se chamava "Lucy detesta cor-de-rosa", escrito por Nancy Rue e da Editora Mundo Cristão, 2011.

                                                   

Sim, é um livro infanto-juvenil, mais voltado para adolescentes. 
Sim, é uma ficção.
Agora não venham me dizer que esse livro só é para pessoas jovens! Não mesmo!
Esse é livro é direcionado a qualquer um que esteja aberto a leitura. Simples assim.

Confesso que me identifiquei com a história. 
Eu, particularmente, odeio rosa, assim como a Lucy. 
Odeio vestidos, assim como a Lucy. Na verdade, eu odeio roupas femininas! Sou uma mulher masculina.
E eu amo futebol, assim como a Lucy.
Ou seja, foi amor à primeira vista com esse livro, que faz parte da série Lucy e conta com outros 3 livros sobre a vida dessa garota descolada.
Tenho certeza que existe uma galera do gênero feminino e masculino (cis ou trans*)  que também detesta cor-de-rosa.

Se formos nos aprofundar nesse assunto, vamos perceber que existe uma divisão de cores para meninos e meninas, imposta pela sociedade. 
Quer ver?
Quem não viu a propaganda do Kinder Ovo que era um para meninos e um para meninas? 
Quem não viu a propaganda de fraldas que tem uma linha direcionada para meninas e outra para meninos?
E quais eram as cores direcionadas a meninos e meninas? Não era azul e rosa?
Pois então...
É dessa imposição que eu digo, galera: meninos -> azul; meninas -> rosa.
Existe toda uma desqualificação em cima de meninas que não gostam de rosa e todo um preconceito com meninos que gostam de rosa. Em relação aos garotos, percebo isso de forma muito menor agora, mesmo porque existem diversos produtos direcionados para pessoas do gênero masculino (cis e trans*) - principalmente, roupas e calçados - na cor rosa que estão sendo produzidos e utilizados em larga escala.

Agora, você pergunta: por quê você está falando sobre isso tudo? Não estávamos falando sobre o livro?

Sim! Ainda estamos falando sobre o livro. Só estou contextualizando o tema central da obra na nossa vivência atual, no nosso cotidiano, para que, dessa forma, vocês percebam o quanto a história da Lucy pode ser aplicada na vida de todos, independente de sexo ou gênero.

A Editora Mundo Cristão, em seu site, disponibiliza a seguinte sinopse:

"Ser uma garota descolada é bem mais que usar cor-de-rosa. Tem que ter atitude! E isso, a Lucy tem de sobra. 


Toda menina gosta de cor-de-rosa... Blusa rosa, batom rosa, esmalte rosa, bolsa rosa. Mas Lucy não. Ela estuda, cuida da casa e do pai, joga futebol e não gosta de vestido. Lucy não é uma garota comum, que gosta do que todo mundo gosta, que faz o que todo mundo faz. 



Crescer sem a mãe e com um monte de responsabilidades é muito difícil para uma menina, mas Lucy sabe que pode contar com a ajuda de Deus pra passar por cima dos problemas e ter uma vida normal. E ser feliz!



Ninguém entende a Lucy porque ela é diferente, sua vida é diferente... Mas é uma garota como você, também tem sonhos, medos, conflitos e segredos. 



Tá na hora de você também conhecer a Lucy e descobrir que o mundo não é cor-de-rosa."


Ficaram interessados em ler o livro depois dessa sinopse maravilhosa?
Ainda tá um pouquinho indeciso sobre ler o livro ou não?
No site da Editora Mundo Cristão também está disponível um trecho do livro para você.
É só entrar nesse link e ter um gostinho do livro da Lucy.

Então, é isso.
Gostaram do post?
Sei que ele ficou um pouquinho grande dessa vez, mas é isso aí...

Críticas, sugestões, dúvidas, desabafo, trocar uma ideia? Você já sabe o que fazer! Me manda um e-mail no literaturajgc@gmail.com. Quero receber o dobro de e-mails nessas duas semanas fora!

Abraço forte!

Que o Nosso Senhor Jesus Cristo esteja sempre com vocês!

Ana Luiza Cardoso


Share on Google Plus

About Unknown

0 comentários :

Postar um comentário