LITERATURA: "O que a Bíblia realmente diz sobre a homossexualidade" Por Ana Luiza Cardoso

Olá, galerinha!

A paz do Senhor esteja com todos vocês!

Mais uma semana se passa, mais um post eu venho trazer para vocês!

Durante a semana fiquei pensando, pensando e pensando e tenho uma proposta: que tal se cada semana eu escrevesse sobre um tema diferente? A ideia seria escrever na seguinte sequência: teologia inclusiva, literatura lésbica/gay e cristã.

O que vocês acham? Deixem sua opinião nos comentários ou me mandem no e-mail: literaturajgc@gmail.com. Enviem sugestões de livros também, pois confesso que conheço poucas obras de temática gay e cristã, mais especificamente.

Mas, vamos logo ao assunto: livros!

Hoje eu venho escrever para vocês sobre um livro de teologia inclusiva.
O título do livro é O que a Bíblia realmente diz sobre a homossexualidade, de Daniel A. Helminiak e foi publicado pela Edições GLS.

Esse foi o primeiro livro inclusivo que eu li.

Daniel é um sacerdote ordenado pela Igreja Católica com doutorado em teologia pelo Boston College. Nesta obra, ele cita fielmente todos os trechos em que há menção de homossexualidade e analisa seu significado de acordo com os mais recentes estudos históricos. 
Mais especificamente, Daniel analisa os seguintes trechos da Bíblia: Gênesis 19, 1-11, que diz respeito a história de Sodoma e Gomorra; Levítico 18:22, que afirma “Não te deitarás com um homem, como se fosse mulher: isso é uma abominação.” e Romanos 1, 18-32, que discute os atos homogenitais. Em outros capítulos, ele discute a respeitos das preocupações com a pureza no Testamento cristão e outras supostas referências à homossexualidade.

Acho importante a leitura desse livro, pois, nós, LGBTs (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis e transgêneros), sofremos muito com essa questão da homofobia dentro das igrejas (católicas, evangélicas e outras mais) e do fundamentalismo religioso. Não sei vocês, mas eu já tive que discutir algumas boas vezes com outras pessoas por causa disso. E é muito comum você ouvir coisas do tipo “você vai para o inferno!”, “homossexualismo (sic!) é pecado” e é um tal de “está na Bíblia”… Muito complicado!

O meu interesse em estudar a Bíblia e essas passagens que alguns dizem condenar a homossexualidade foi justamente por já ter sofrido tanto com a homofobia religiosa. E o mais triste é que você acaba ouvindo isso de um amigo seu, de alguém da sua família, ou até mesmo vindo dos nossos próprios pais.
Minha opinião: pegar trechos isolados da Bíblia para tentar justificar alguma coisa que você acredita, como, por exemplo, os versículos que eles usam para condenar a homossexualidade, é uma coisa totalmente errada! A Bíblia é um livro escrito em um contexto histórico, social, cultural e geográfico totalmente diferente do que vivemos hoje, não podemos esquecer disso.

É necessário ter muito discernimento e sabedoria na hora de ler a Bíblia. Ela é um guia para a nossa vida, um livro de amor. É incocebível para mim usar um livro escrito à luz do Espírito Santo para justificar o ódio contra alguém ou um grupo de pessoas.

Nosso Senhor Jesus Cristo sempre pregou o amor. Então vamos propagar a amor de Cristo!

Deixo para vocês hoje uma dica de documentário muito legal que discute justamente a questão da homofobia nas igrejas e o fundamentalismo religioso. Ele se chama Porque a Bíblia me diz Assim. Super indico!



Então é isso, galerinha!

Mais uma vez: deixem sua opinião nos comentários dos posts ou mandem um e-mail com segestões de livros, perguntas, opiniões, histórias, tudo o que quiserem para o literaturajgc@gmail.com

Eu vou amar responder vocês!

E um muito obrigada a todos que já deixaram comentários aqui: Dalva Chaves e ‘afelicidadedecadaum’, um abraço forte para vocês!

Até a próxima semana!

Que Deus esteja com vocês!


Ana Luiza Cardoso


Share on Google Plus

About DFDFD

3 comentários :

  1. Nossa, não acredito que demorei tanto para achar esse site...! Por favor, não desistam dessa obra, irei incluir vocês em minhas orações e me farei presente sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado, Cojiro!
      Venha sempre!
      A obra continuará sim, tendo Deus como nosso guia e alvo sempre!
      Abraço forte!
      Mande e-mail sempre que quiser, com dicas, sugestões, críticas... fique à vontade!

      Excluir
  2. Olá, Luíza! Achei mto interessante seu blog. Neste exato momentos estou seguindo com a leitura de um livro chamado "A Operação do Erro", escrito por Joe Dallas. Já conheço algumas coisas sobre homossexualismo e Bíblia, mas esse livro é ótimo. Logo nas primeiras páginas Joe Dallas retrata seu testemunho pessoal de como adotou a teologia inclusiva, tornando-se menbro de uma comunidade cristã homossexual norte americana.

    Joe Dallas é ex-homossexual, e por isso escreveu este livro. Nas primeiras páginas, como eu falava, ele conta sobre a primeira vez que foi a essa igreja. O pastor ministrava sobre como a igreja trata do homossexualismo como um problema e como eles são odiosos com os gays. Infelizmente como vc disse a maior qualidade do cristão é o amor, mas muitos não são compreensivos com os gays.

    Apesar de Joe ter se tornado por algum tempo um "cristão homossexual", ele mesmo relata que o fato de muitas igreja e a sociedade serem homofóbicas com os gays, isso não justifica como a Bíblia trata o assunto.

    Vc me disse que leu este livro, e ao que me parece está convencida de que as passagens da Bíblia sobre o homossexualismo não o condenam sugiro outros bons livros como esse que citei.

    Se vc não conhecia um cristão amoroso com os gays saiba que aqui está um. Tenho grandes amigos gays e sinto um carinho profundo e verdadeiro por eles. Não os trato com preconceito, os trato da mesma forma que meus amigos héteros. Hj mesmo fui almoçar na casa de um amigo gay. Seria bom conversar contigo. Porque pela Bíblia Luíza, analisando-a com muito cuidado, a prática é sim pecaminosa. E a atitude correta é buscar forças em Deus para deixá-la, como qualquer outro desejo que tenhamos.

    Abraço! Se puder me add no Face ou MSN aqui está: jlbastos.silva@hotmail.com

    ResponderExcluir